quarta-feira, 20 de setembro de 2017

"Câmara" ou "Câmera"

O plenário da Câmara Federal do Brasil.
Há pessoas
que dizem:
"'Câmara' é como a dos deputados

e 'câmera'
é como a de fotografar."



Câmaras para captar imagens.
Este é um pensamento equivocado. A palavra originalmente correta na língua portuguesa é mesmo "câmara" para ambos os casos. No caso dos aparelhos para registrar imagens, a palavra "câmera" é a mais usada no Brasil devido à influência da língua inglesa em nosso país. Se numa redação você usar a palavra "câmara" para se referir a um desses aparelhos, ela terá que ser considerada correta, pois estará correta mesmo. Porém, se você preferir "câmera", não haverá problema algum, já que ela também é considerada correta há décadas.
"Câmara" e "câmera" significam "ambiente fechado". Esse ambiente tanto pode ser uma câmara fotográfica, uma câmara filmadora, aquela que o oftalmologista usa para diagnosticar problemas nos olhos de alguém ou a que é usada por um cinegrafista. As duas palavras também se referem a um dos cômodos de uma residência. A Câmara dos Vereadores de qualquer município e a Câmara dos Deputados Federais têm esses nomes porque são locais onde as decisões parlamentares são tomadas em reuniões em ambientes fechados. É a mesma razão pela qual também são câmaras ou câmeras os aparelhos para registrar e gravar imagens: o processo de de captura e gravação ocorre dentro do aparelho - ou seja, num ambiente fechado.

terça-feira, 19 de setembro de 2017

"Entender" e "Compreender"

Para fazer
uma boa redação,
é preciso entender
o que é uma 
interpretação de texto.


A avaliação de uma interpretação de texto não revela apenas a condição de uma pessoa entender o que lê. A dificuldade em interpretar um texto está relacionada à dificuldade em produzir - ou redigir - um texto. Quem tem dificuldade em entender o que lê também tem dificuldade em expressar o que escreve. "Interpretação" é o estabelecimento de comunicação entre duas ou mais pessoas. Quando o assunto é "interpretação de texto", trata-se do estabelecimento de comunicação através da escrita. Há situações em que o aluno não consegue obter uma boa nota em interpretação de texto por ter dificuldade em entender o que lê. Por outro lado, qualquer leitor terá dificuldade em interpretar um texto se este for escrito por quem tem dificuldade em se expressar através da redação. Entretanto, na maioria dos casos, a dificuldade de interpretação de texto vem do desconhecimento dos significados de muitas palavras, termos ou expressões ou da incapacidade de entender o contexto em que eles foram empregados.
O intérprete é a pessoa que interpreta algo. Um cantor é o intérprete de uma canção. Num filme, o intérprete de um personagem é um ator. Assim como o ator precisa entender o personagem para melhor interpretá-lo, o mesmo tem que ocorrer com o cantor ou a cantora em relação à música a ser cantada. No caso de um texto, seu intérprete é a pessoa que o lê. O problema é que, numa prova, quando o aluno escreve uma redação, ele se preocupa mais com o que ele quer escrever do que com a forma como as pessoas que a lerão poderão interpretá-la. Vem daí as necessidades da escrita ser a mais correta possível gramaticalmente e ortograficamente, da pontuação correta, da paragrafação correta, etc. Tudo isto é necessário para facilitar a interpretação de quem lerá.
Estou me referindo às condições de compreensão e de entendimento do texto de uma redação. Digo "compreensão e entendimento" porque muitos dicionários apresentam "compreensão" e "entendimento" como duas palavras com o mesmo significado. Isto não é incorreto, mas também não é tão simples assim. "Entender" é captar ou perceber uma ideia ou uma intenção de outra(s) pessoa(s). "Compreender" é processar corretamente o ato de entender. Ou seja: a compreensão não é o entendimento, é o processamento de raciocínio que resulta no entendimento. O contrário disto é a incompreensão, que leva ao desentendimento. 
A compreensão inclui o entendimento e a assimilação. Juntos, o entendimento e a assimilação levam à interpretação. Numa prova como o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), num vestibular ou num concurso público, quem não quiser ser reprovado por causa de uma redação precisará entender e compreender isto muito bem. A pessoa que atribuirá pontos à redação será alguém que terá que interpretá-la. Para a redação ser interpretada corretamente, caberá ao seu autor a obrigação de fornecer no texto todas as condições necessárias a isto. Muitas dessas condições estão expostas em todos os artigos publicados no Redafácil. 

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

A Redação no Enem em 2017

O que será exigido
na prova de redação 
no Enem este ano?


O Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) deste ano será realizado nos dias 5 e 12 de novembro. Como acontece em todos os anos, a aproximação das datas das provas faz aumentar a preocupação de seus participantes quanto ao que será exigido em relação às redações. O mais importante é estar atento quanto aos temas que são possíveis: os principais assuntos relacionados à política, a problemas sociais, etc., e que estão em evidência na mídia. Portanto, neste caso, meu conselho é o de sempre: assistam aos telenoticiários, leiam jornais impressos e online, revistas atualizadas, etc., tanto quanto puderem. Assistam  pela televisão e ouçam pelo rádio também reportagens, entrevistas e debates sobre todos os assuntos.
Quanto à forma como você deve redigir seu texto na prova, o mais importante é você saber que ele tem que ser dissertativoargumentativo e tão corretamente escrito quanto o autor da redação puder conseguir. Quando dizem que "o mais importante é que se entenda o que o aluno quis dizer", é ainda mais importante lembrar que é exatamente por isto que uma redação muito bem feita é necessária. "Redação muito bem feita" é redação com palavras ortograficamente corretas, bem adequadas ao contexto, paragrafação muito bem elaborada, etc.
O principal objetivo das redações no Enem é fazer com que os estudantes demonstrem sua capacidade de domínio sobre a escrita formal. Isto requer domínio sobre linguagem culta e linguagem coloquial. Eles terão que demonstrar também que compreendem a proposta de redação - isto é, o tema sugerido ou exigido - e por isto eu digo que é preciso que frequentemente leiam jornais, revistas, assistam a reportagens televisivas, etc. Isto é necessário para que eles sejam capazes de organizar, selecionar e interpretar corretamente as informações e os fatos e criar fundamentos para seus argumentos. Para ler mais "dicas" sobre isto, clique aqui