quarta-feira, 9 de maio de 2018

"Partilhar" ou "Compartilhar"?

É preciso saber
a diferença
entre "partilha"
e "compartilhamento".


Acostumados ao frequente uso das redes sociais na Internet, as pessoas em geral, mas principalmente os jovens, se deparam sempre com o verbo "compartilhar" e começam a achar que seu significado se refere apenas a dividir algo - uma informação, por exemplo - com alguém. Na verdade, isto se chama "partilhar". O uso da palavra "compartilhar" na rede social não está errado, o erro está nesta interpretação.
"Compartilhar" é praticar o compartilhamento de algo. "Compartilhamento" é o mesmo que "comunhão" ou "coparticipação". Significa fazer parte de algo, tomar parte em algo. Na Internet, quando você compartilha uma postagem, você participa da divulgação da informação entre várias pessoas. Mesmo que você não clique na palavra "compartilhar", não "marque" seus amigos numa postagem, basta que você publique algo em sua rede social, blog ou site, e já estará compartilhando com muita gente que visualizará sua publicação. Ocorre o mesmo quando a publicação é de outra pessoa mas você participa na divulgação.
Embora o verbo "partilhar" seja apresentado até em dicionários como se tivesse o mesmo significado de compartilhar, não é bem assim. "Partilhar" significa "partir", "dividir uma coisa em partes". Você pode, por exemplo, partilhar uma pizza para duas ou três pessoas. Pode partilhar um pão para ser comido por você e outras pessoas. Uma família pode partilhar uma herança.
Conclusão: "compartilhamento" é participação; "partilha" é divisão. Portanto, "compartilhar" é participar e "partilhar" é dividir em duas ou mais partes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!