quinta-feira, 10 de maio de 2018

"Aprendizagem", "Ensino", "Ensinagem" e "Ensinamento"

Foto: Construir Notícias
Pode parecer
estranho para você,
mas a palavra "ensinagem"
existe na Língua Portuguesa.


Quase sempre que alguém usa a palavra "ensinagem", alguém pergunta: "A palavra correta não é 'ensinamento'?". As duas palavras estão corretas, mas é preciso prestar atenção aos detalhes de seus significados específicos para, numa redação, incluí-las de acordo com o contexto.
"Ensinagem" não é o mesmo que "ensinamento". O ensinamento é um conjunto de ideias transmitidas pela pessoa que ensina à pessoa que pretende aprender. A ensinagem é o processo que envolve o ensinamento e a aprendizagem. "Aprendizagem" é a capacidade de aprender. O ensino é um sistema de transmissão de conhecimentos para instruir e educar pessoas. Há o ensino formal, o informal e o não formal.
Provavelmente você gostaria de me perguntar se "informal" e "não formal" não são a mesma coisa. Uma atividade informal visa à socialização do indivíduo sem considerar formalidades. Ocorre durante a vida inteira e nem sempre intencionalmente. Um processo não formal é sempre intencional. O ensino formal é o praticado através das instituições de ensino (escolas, faculdades, universidades, etc.).  O ensino informal se relaciona ao processo de socialização das pessoas. O não formal é intencional, relaciona-se a processos de consciência política e relações sociais de poder entre os cidadãos. O ensino não formal costuma ser praticado por organizações como associações e movimentos populares.
A aprendizagem é o processo pelo qual o aluno, discípulo ou aprendiz adquire conhecimentos, habilidades e capacitação através de estudos, experiências, formação, raciocínio e observação. Relaciona-se à educação como processo de desenvolvimento pessoal. É uma das funções mentais mais importantes para os humanos. "Educação" é o conjunto que inclui o ensinamento e a aprendizagem. A educação consiste em promover a sociabilização das pessoas para prepará-las para exercer profissões, facilitar seu convívio social, adequando-as para sua participação na sociedade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!