quinta-feira, 3 de maio de 2018

A Competência

Esta é
mais uma palavra
com vários significados
inter-relacionados. 


Quando o assunto é eleição, vem a preocupação sobre a honestidade ou desonestidade dos candidatos a cargos políticos. Por outro lado, mesmo se o candidato for uma pessoa honesta, é preciso avaliar se ela é competente para o cargo que pleiteará. Neste caso, avaliar a competência de alguém é algo mais complicado do que parece.
"Competência" é uma palavra frequentemente usada quando os temas são relacionados ao mercado de trabalho. É usada sempre para significar a capacidade profissional de uma pessoa. O uso da palavra para esta finalidade não está incorreto, mas tem uma série ampla de significados que induzem a este. "Competência" é um substantivo feminino proveniente da palavra latina "competere", que significa aptidão para cumprir uma tarefa ou executar uma função. 
Às vezes usamos a frase "isto não compete a mim", não para dizermos que não temos aptidão para fazer algo, mas para dizer que não temos a obrigação de fazê-lo. Neste caso, "competência" assume o significado de recebimento de uma ordem ou confiança para realizar algo, cumprir uma missão, realizar uma função. Aliás, é bom lembrar que "funcionário" não é a pessoa que tem um emprego, é a pessoa que tem como função a obrigação de cumprir algo, é a pessoa a quem é dada a obrigação de fazer algo funcionar.
No âmbito jurídico, a palavra "competência" representa qualquer atributo legal que permite a um juiz o direito de julgar uma causa. Ao mesmo tempo, indica aptidão ou conhecimento relacionado a uma determinada área. Isto coincide com "competência profissional", que no mercado de trabalho indica um conjunto de características de uma pessoa que lhe permitem realizar funções profissionais. 
Tudo isto nos leva à conclusão de que "competência" e "habilidade" são duas palavras com conceitos relacionados. A habilidade é a capacidade de praticar teorias e conceitos aprendidos e/ou adquiridos. A competência é a junção desses conhecimentos e a combinação entre duas ou mais habilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!