quarta-feira, 18 de abril de 2018

Por que tantos estudantes deixam de abordar os temas nas redações?

Será que eles sabem
o que é um tema?


Em todos os anos, é grande o número de participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) que perdem pontos nas redações. Tenho a impressão de que isto acontece porque muitos deles não sabem qual é o significado da palavra "tema". Por isto, não se concentram no assunto principal.
Se você é uma dessas pessoas que têm dificuldade em se concentrar num tema enquanto escreve, sugiro que você tome por exemplo um parque temático. Um parque temático é um local de diversões cujo conjunto de brinquedos e atrações se refere a um determinado tema. O Walt Disney World, informalmente chamado "Disney World", é o parque temático mais famoso e mais visitado do mundo. Nele o principal tema é relacionado aos personagens, filmes e outras obras realizadas por Walt Disney e pela Walt Disney Company.
Isto tudo quer dizer que "tema" significa simplesmente "assunto", "tópico", assunto específico dentro de uma determinada área de conhecimento. Se um filme conta a história da vida de Abraham Lincoln, isto significa que o tema do filme é a biografia do 16º presidente dos Estados Unidos. Portanto, se um determinado assunto foi proposto como tema para sua redação, é sobre esse assunto que você tem que escrever, não sobre outro.  Você pode até abordar outro assunto, desde que este tenha alguma relação com o tema proposto, mas neste caso você terá que argumentar essa relação e manter no texto a abordagem principal, que tem que ser sobre o tema proposto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!