Translate

O Significado de "Mercado de Trabalho"

Ilustração: Bendito Inglês
O empregado
vende o serviço;
o empregador 
compra o serviço
vendido pelo empregado.


O mercado de trabalho é um dos temas para redação mais frequentes no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) ou nos vestibulares. Acontece que na maioria das vezes ele vem sugerido com outras palavras ou expressões: empregabilidadeempregodesemprego, etc. Nas redações, os concorrentes costumam dizer que o mercado de trabalho está muito concorrido, está muito difícil, etc., mas nem sempre demonstram saber por que ele é chamado "mercado de trabalho".
"Mercado de trabalho" é a relação entre as pessoas que oferecem força de trabalho (pessoas que procuram emprego) e as pessoas interessadas em contratá-las (empregadores). É um sistema no qual há uma negociação para determinar os preços (salários e benefícios) e outros detalhes relacionados a direitos e obrigações de ambas as partes. Os estudos mais recentes sobre esse fenômeno visam prever os resultados da interação entre desempregados e empregadores, mas também da interação entre empregados e empregadores, já que manter-se no emprego também nem sempre é tão fácil. Obviamente, essa interação estará sempre relacionada à situação econômica e/ou social dominante na cidade, no estado ou no país.
O sistema é chamado "mercado" porque é um mercado como outro qualquer: um dos interessados (desempregados) quer vender seu produto (o trabalho) a quem necessita comprá-lo (o empregador). "Desempregado" não é apenas quem está sem emprego, é a pessoa que não está empregada mas procura uma colocação ou recolocação no mercado de trabalho. Nesse tipo de negociação, o preço é o total da soma entre o salário e os benefícios que o empregador terá que pagar caso o desempregado seja contratado.
Também participam do mercado de trabalho pessoas que trabalham por conta própria. Neste caso, o profissional oferece seus serviços ou produtos cujos preços serão pagos pelos clientes, que são as pessoas interessadas em adquiri-los. Em ambos os casos, é preciso que todos os envolvidos no esquema (empregados, profissionais liberais, empregadores e clientes) conheçam bem seus direitos e deveres previstos em lei. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!