quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

O Significado de "Aldeia Global"

A expressão "Global Village"
foi usada pela primeira vez
em 1962.


Em algumas redações feitas por estudantes, percebe-se que muitos deles pensam que a expressão "Aldeia Global" foi criada pela Rede Globo de Televisão. Na verdade ela é a tradução em português para "Global Village", a expressão em inglês que se popularizou no mundo após ter sido usada pela primeira vez em 1962 pelo filósofo canadense Herbert Marshall McLuhan. Apesar da expressão e de seu conceito terem surgido no início da década de 1960, a Globalização Econômica Mundial - ou simplesmente "Globalização" - e a Internet têm muito a ver com ela. 
A Globalização é um processo de integração econômica mundial originada através da abertura do comércio internacional, buscando a redução de custos e o aumento da produtividade na fabricação de mercadorias. Apesar da expressão "Globalização Econômica Mundial" passar a ser mais utilizada a partir do final do século passado (anos 1990), pode-se dizer que os eventos históricos que deram início a ela ocorreram no século XIV, quando as nações europeias intensificaram as atividades comerciais intercontinentais através das navegações marítimas. Existem dois fatores fundamentais para sua consolidação: A queda de barreiras alfandegárias entre os países e o avanço da tecnologia, particularmente no campo da informação. Com isto, ganham um constante aperfeiçoamento as áreas de computação, televisão, radiodifusão, telefonia e principalmente a Internet. 
Até bem pouco tempo, a Internet era apenas um sistema que formava uma rede mundial de computadores. Atualmente ela permite que as pessoas, estando em praticamente qualquer lugar no mundo, se comuniquem entre si através de uma rede mundial que interliga computadores, telefones celulares, etc. Isto certamente provoca mudanças significativas no processo produtivo e na forma como se fazem investimentos mundiais.
Tais mudanças trazem a necessidade de uma constante reorganização no mercado de trabalho. As empresas cortam custos; conseqüentemente, reduzem vagas. A oferta de empregos diminui muito nos setores industriais e aumenta, mas pouco, nos setores de serviços. Portanto, o mais grave problema no mercado de trabalho é o desemprego. Calcula-se que o número de pessoas desempregadas no mundo seja superior a 300 milhões. Mais de 40 por cento procuram emprego por mais de um ano, e um número bastante significativo ingressa em atividades “informais”.
Tudo isto intensifica o significado de "Aldeia Global", que se refere ao fato de que as novas tecnologias eletrônicas surgidas a partir de 1960 tendem a aproximar mais as pessoas, os povos, as nações, sem a necessidade de encurtar distâncias geográficas. "Aldeia" é uma palavra usada para significar um povoado cujos habitantes se conhecem bem e sem mantêm unidos pelas mesmas necessidades, com os mesmos objetivos, etc. "Global" é tudo que se refere ao mundo (o que chamamos de "mundo" é o planeta Terra, que tem a forma de um globo) e, ao mesmo tempo, é uma palavra que significa o conjunto de tudo que interessa aos habitantes deste mundo. Portanto, "Aldeia Global" é a esperança de um mundo em que, de certa forma, todos os povos se mantenham interligados.
Isto pode parecer coisa de ficção científica, mas aos poucos está se realizando. O mapa de estatísticas e a figura do nosso planeta, que vocês podem ver na seção "Leitores do Redafácil no Mundo", nesta mesma página, comprovam isto. Eles indicam os locais onde estão as pessoas que acessam o Redafácil neste momento no Brasil e em vários outros países. Também a seção "Live Traffic Feed" ("Alimentação de Tráfego ao Vivo") mostra a cidade ou as cidades com os maiores números de leitores que estão acessando o Redafácil enquanto você lê este artigo. Isto é o que se chama um princípio do conceito de Aldeia Global: pessoas que, estando em quaisquer lugares do planeta, se unem de alguma forma - neste caso, pela Internet - e por um interesse e comum, que é o de ler um blog sobre "dicas" para redações. "Alimentação", neste caso, significa o abastecimento de informações estatísticas sobre os acessos ao blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!