quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Dificuldade em Redação Pode ser Sinal de Dislexia

Um problema
para o qual
o sistema de ensino 
e a sociedade em geral
não estão preparados.

O aluno tem dificuldade em aprender certas disciplinas? Costuma trocar as posições das letras em algumas palavras? Não tem disposição necessária para estudar? Saiba, antes de achar que ele é preguiçoso, não gosta de estudar, que ele pode ser portador de um problema que não é considerado uma doença, mas é muito sério: a dislexia. Não pense que um disléxico é uma pessoa "anormal"; pelo contrário, a maioria dos que têm esse problema é de pessoas muito inteligentes e que costumam ser bem sucedidas na vida - desde que tenham a felicidade de serem atendidas desde cedo por um sistema de aprendizagem adequado para elas. Walt Disney e Albert Einstein, por exemplo, eram disléxicos. 
É difícil detectar a dislexia numa pessoa. Seu grau de inteligência é normal, assim como a maioria de seus hábitos e o comportamento em geral. Por isto, desde seu nascimento até a velhice o problema geralmente não é percebido pela própria família, na escola ou no ambiente de trabalho. Porém, estudos mais recentes e aprofundados revelam alguns sinais que podem estar relacionados ao problema. Os mais evidentes são revelados nas redações: ortografia incorreta, dificuldade em expor argumentos e outros que aparentemente são relacionados também à precariedade no sistema de ensino, o que dificulta ainda mais a detecção do problema.
Entretanto, essa detecção se torna mais fácil se, além dos sinais acima citados, forem percebidos outros: dificuldade em pronunciar palavras corretamente, dificuldade em leitura rápida, em pronunciar corretamente palavras lidas em voz alta e principalmente em compreender o que lê. Na escola, essa dificuldade em entender o que lê se chama "dificuldade em interpretação de texto", um dos problemas que mais causam reprovações no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) todo ano. 
Pelas pesquisas que fiz para produzir reportagens sobre o assunto e pelo que já ouvi muitos especialistas (psicólogos) dizerem, aprendi que as pessoas com esses problemas costumam desejar ansiosamente aprender o que precisam aprender, e essa ansiosidade atrapalha ainda mais. Por serem pessoas aparentemente normais em todos os aspectos, são incompreendidas até pelos próprios familiares, que desde a infância as consideram "preguiçosas". 
Os cientistas acreditam que a dislexia pode ser causada por fatores genéticos (hereditariedade) e ambientais (influência do meio em que a pessoa vive). Na maioria dos casos registrados o problema é familiar. O distúrbio pode ocorrer tanto desde o nascimento quanto a partir de qualquer momento na vida em razão de algum trauma físico ou emocional. Os mecanismos subjacentes envolvem problemas como o do aprendizado de alguns aspectos da linguagem, e por isto as redações são excelentes meios de detecção de sinais do problema. Elas revelam deficiência de atenção quanto ao tema tratado (*), excesso de incorreção na ortografia, excesso de repetição de uma mesma palavra (**), erros ou dúvidas quanto à pontuação correta, entre outros. Ao ler sua própria redação em voz alta, o disléxico às vezes demonstra dificuldades na dicção, "tropeça" em muitas palavras - fato que também ocorre quando ele lê o trecho de um livro, uma reportagem ou qualquer outro texto.
Esses sinais possibilitam a detecção do problema em casa. Se você é pai ou mãe, peça a seu filho ou à sua filha para fazer uma redação em casa. Pode ser sobre o que ele ou ela quiser escrever, um texto com apenas dois ou três parágrafos. Em seguida, leia o texto e verifique se é possível compreender bem o que ele quis dizer. Verifique erros ortográficos e outros detalhes fáceis de serem percebidos. Em caso de dúvida, procure o apoio de um psicólogo. Para saber mais sobre o problema, leia a respeito no site da Associação Brasileira de Dislexia (ABD). Através dele, você saberá inclusive alguns detalhes sobre como pode ser feito o tratamento, se necessário. 

(*) Foi oficialmente informado que um dos principais motivos que causaram reprovação nas redações no Enem em 2017 foi o fato de que a maioria dos seus autores "fugiu ao tema".
(**) O disléxico conhece várias palavras com mesmo significado mas nem sempre se lembra de substituir uma palavra por outra.  

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