terça-feira, 12 de dezembro de 2017

A Ética na Redação

Na charge, um exemplo de atitude antiética:
comprar produtos comercializados ilegalmente.
A ética é necessária
em todas as atividades.
Inclusive em postagens e comentários

na Internet.

A palavra "ética", na língua portuguesa, originou-se da palavra "ethos", do idioma grego. Significa "bom costume", "costume superior". Uma pessoa ética é uma pessoa confiável, portadora de caráter. O contrário disto é "antiética", como se verifica no exemplo dado na ilustração.
Quem é verdadeiramente ético demonstra isto até mesmo nas redações e nas formas como se comporta em qualquer momento, inclusive quando participa de redes sociais na Internet. Às vezes algumas pessoas me perguntam como é possível verificar a ética de uma pessoa através do que ela escreve, posta ou comenta. Isto é fácil. Basta observarmos os detalhes abaixo relacionados.
Os textos devem ser sempre objetivos. Isto quer dizer que, ao expor suas opiniões, você deve fazer isto sem agressividade, respeitando as opiniões alheias e apresentando fatos comprovados que fundamentem suas opiniões. Lembre-se de que ao expor suas opiniões você está expondo seu grau de sinceridade e, portanto, seu grau de credibilidade perante as pessoas que lerão o que você escreveu ou digitou. Por isto é importante citar exemplos reais com a certeza da veracidade das informações. Uma mensagem sem dados exatos gera informação errada.
Embora as mensagens tenham que ser objetivas, é impossível produzir um texto sem ser subjetividades. Um texto subjetivo é um texto sujeito a alguma coisa. Essa "coisa" pode ser, por exemplo, a necessidade da confirmação de um fato ou uma informação. Portanto, mesmo sendo objetivo, o texto sempre será também subjetivo. "Subjetivo" é tudo que é individual, pessoal, particular. Toda opinião é subjetiva em relação a quem a emite. Uma redação argumentativa, por mais objetiva que seja, terá que conter opiniões do autor. Por isto, também será subjetiva.
Numa redação, a objetividade não é uma representação fiel do tema, é a intenção do autor em demonstrar essa fidelidade. Ser objetivo significa pretender alcançar um propósito da melhor maneira possível. Ser objetivo numa redação é procurar alcançar esse propósito através da escrita. Para isto, a ética é indispensável, e é necessário ter o máximo possível de cuidado com o uso das palavras - principalmente nas postagens e comentários nas redes sociais online, que serão lidas por um número de pessoas muito maior do que os de leitores das redações numa prova, escolares ou dirigidas a públicos específicos.

Leia mais sobre ética aquiaqui e aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!