segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Os Gêneros Textuais

Não há definições específicas
para gêneros textuais.


Nem sempre nos damos conta disto, mas é verdade: nós fazemos e lemos redações todos os dias ou quase isto. Quando não lemos, ouvimos quem lê, seja o apresentador do noticiário da televisão, o locutor do rádio ou alguma outra pessoa num determinado momento ou por alguma razão. Também nos deparamos frequentemente com redações nas ruas, seja em letreiros ou em outdoors. Estou me referindo aos chamados "gêneros textuais".
Embora sejam diferentes entre si, esses gêneros têm alguns aspectos em comum. Pode, por exemplo, apresentar o mesmo tipo de informação em tipos de linguagem diferentes. Podem ser diferentes também quanto à estrutura textual. O que nos torna capazes de produzir boas redações é principalmente a nossa capacidade de pensar. É essa capacidade que nos dá, entre outras coisas, a condição necessária para estabelecer a estrutura do texto a ser escrito por meio de um esquema que inclui basicamente uma afirmação geral sobre o assunto, uma ou mais considerações sobre o tema e outros fatos relacionados a ele, comparações, uma ou mais perguntas e o estilo da narração. Esta é a estrutura básica para facilitar as condições para o autor da redação criar sua própria estrutura textual.
A partir disto, o conteúdo do desenvolvimento do texto poderá ser organizado de várias maneiras. Essa organização poderá ser como o autor quiser, desde que esteja de acordo com as propostas do tema, do próprio texto e das informações que ele pretende incluir. Se o texto for dissertativo - como nas redações exigidas no Exame Nacional de Ensino Médio e nos vestibulares - a persuasão aparece claramente para o leitor, pois é impossível evitá-la. Neste caso, o tema deve ser abordado com argumentos e citações capazes de comprovar o raciocínio lógico.
Assim se configura o gênero textual, definindo-se através da organização das informações linguísticas e de acordo principalmente com a finalidade da redação. Não há uma definição exata de gêneros textuais, que são muitos. Eles se definem pela sua natureza, os objetivos e para satisfazer as necessidades na comunicação. Resumindo: o gênero textual é uma questão de necessidade no momento e quanto à finalidade da redação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!