quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Estudar não é apenas se preparar para provas.

"O Enem
já está próximo.
O que faço
a partir de agora?"


Frequentemente há estudantes fazendo perguntas como esta. Nos programas de televisão, muitos professores aconselham: "Relaxem. Não adianta estudar em poucos dias." Eu aconselho: "Estudem. Estudem como têm que estudar sempre."
A razão é bem simples. Estudante de qualquer nível de ensino não devem estudar só para se preparar para uma prova. Têm que estudar para aprender tudo que puderem das disciplinas para se preparar para a vida. Portanto, continuem estudando como sempre tiveram que estudar antes e depois das provas. Vocês já deveriam ter aprendido há muito tempo que o desenvolvimento do hábito de estudar é muito importante, não somente para o seu futuro, mas também para o seu presente.
Um hábito é um comportamento que determina que a pessoa que o adquire ou o adota comece a repeti-lo sem pensar como deve executá-lo. Os hábitos não devem ser confundidos com vícios. "Hábito" é o costume de fazer algo com certa frequência e de forma cada vez mais fácil. "Vício" é uma alteração no comportamento que provoca alterações danosas ao corpo e principalmente à mente, e isto na maioria dos casos é percebido tardiamente, prejudicando a própria pessoa e as pessoas com quem ela convive. 
Para estar sempre bem preparado para fazer uma boa redação, seja numa prova ou em qualquer outro momento da vida (e haverá muitos momentos em que você terá que fazer redações), é importante adquirir e preservar o hábito de escrever sempre que você tiver um tempo disponível. Veja bem: estou dizendo para escrever, não para digitar. Refiro-me mesmo ao velho mas saudável hábito do uso de um lápis ou uma caneta. Evite escrever as palavras abreviadas como nessa "linguagem" que atualmente se usa muito nas redes sociais da Internet. Procure escrever todas as palavras corretamente, seguindo as regras gramaticais tão rigidamente quanto possível. Esta é a melhor forma de se adquirir o saudável hábito de escrever corretamente e eliminar sua preocupação para quando o ato de produzir uma boa redação se dissipe. Se você quiser saber que temas deve escolher, como fazer suas redações em casa, clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!