Translate

As Diferenças Entre "Sistemas Políticos" e "Regimes Políticos"

Os temas para redação
no Enem
são sempre políticos.


Os temas propostos para redação no Exame Nacional de Ensino Médio têm uma coisa em comum: às vezes são sobre racismo, outras vezes sobre desigualdades sociais, economia, ideologia de gêneros, mas todos esses temas se resumem num tema: política. Portanto, para fazer uma boa redação, os estudantes de nível médio precisam ter uma boa noção do que seja "política" e quais são as diferenças entre comunismo, socialismo, capitalismo, etc. Precisam conhecer pelo menos um pouco sobre as diferenças entre um sistema político e um regime político.
Dizem que "política" é uma forma de governar. É muito mais do que isto. A política é, entre outras coisas, a ciência da administração de um governo, mas não é apenas isto. A palavra "política" tem origem grega é vem de "pólis" ("cidade" em grego antigo). Baseando-se no modo de vida urbano como a base da civilização, a organização das sociedades urbanas passou a se chamar "política". Seu significado ampliou-se de forma a abranger todas as atividades humanas relacionadas à sociedade: emprego, comércio, vida em família, organizações sociais (tribos, clãs, etc.), vida urbana ou rural, de modo que chega a ser quase um sinônimo de "cidadania", que é a qualidade da pessoa em condições de exercer seus direitos civis e políticos estando sujeita às leis que determinam esses direitos mas também impõem obrigações.  
É política também a aplicação dessa ciência em assuntos internos e externos de uma nação. "Nação" não é o mesmo que "país" (leia sobre isto em Diferenças entre "Nação" e "País"). O sistema político, também chamado "forma de governo", é a forma pela qual um Estado se organiza para exercer poder sobre a sociedade. "Estado" não é o mesmo que "estado". Um estado é uma unidade federativa de um país como o Brasil (exemplos: Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, etc.). Um Estado é qualquer região com estrutura própria politicamente organizada para manter uma nação sob controle. O regime político tem a mesma definição do sistema político. A diferença é que o sistema só é legitimamente reconhecido quando o governo é legítimo e o regime político é reconhecido mesmo quando o o governo é ilegítimo. "Legítimo" é tudo que é amparado em lei e "ilegítimo" é tudo que é ilegal.
Quando os temas são relacionados ao capitalismo, ao comunismo, ao socialismo e todas as suas subdivisões, são colocados em discussão, ao mesmo tempo, sistemas e regimes políticos. Teoricamente, o capitalismo é um sistema econômico baseado na legitimidade dos bens privados e na irrestrita liberdade de comércio e indústria visando principalmente a obtenção de lucros. O comunismo se baseia na propriedade coletiva dos meios de produção. O socialismo abrange várias teorias que defendem a administração e propriedade públicas e coletivas dos meios de produção e distribuição de bens para construir uma sociedade fundamentada na igualdade de oportunidades iguais para todas as pessoas. 
São meios de produção todos os itens envolvidos num mesmo processo produtivo. Segundo o filósofo e sociólogo prussiano Karl Marx (1818-1883), os meios de produção incluem "meios de trabalho" e "objetos de trabalho". Ou seja, é tudo que estabelece vínculos entre a relação de trabalho e a natureza num processo de transformação desta última. "Relação de trabalho" é a relação entre funcionários e empresários, tendo, por vezes, o Estado como mediador. No próximo artigo, a relação de trabalho será descrita com mais detalhes, mas você encontrará mais informações sobre isto em "Exoneração" e "Desoneração".

2 comentários:

Obrigado pela sua participação!