terça-feira, 22 de agosto de 2017

Conceitos de Ética, Moralidade e Honestidade

São três coisas
relacionadas entre si,
mas seus conceitos 
são diferentes.



Nas redações escolares, quando o tema é a ética, geralmente é confundida com moralidade ou honestidade. Isto é bem compreensível, posto que as três coisas são relacionadas a tal ponto que é praticamente impossível falar em uma delas sem abordar as outras duas. Entretanto, quando este for o tema para redação, é importante que o aluno saiba diferenciar os conceitos. Isto tornará a redação muito mais interessante.
A palavra "ética" vem de "ethos", palavra grega que significa "bons costumes", "costume superior". Isto já comprova sua relação íntima com "honestidade", "moral", "moralidade", "probidade", etc. Porém, enquanto a moral se fundamente na obediência a costumes e hábitos recebidos em família ou, como costumamos dizer, "educação vinda do berço", a ética busca fundamentar as ações morais através da razão. A razão, neste caso, é a nossa capacidade obter conclusões a partir de suposições e premissas. Uma premissa é uma "verdade" hipotética - isto é, uma "verdade" que não é bem uma verdade, mas é assim interpretada. Em filosofia, a ética não se resume à moral, mas busca o melhor modo de viver através de fundamentos teóricos. Em termos mais simples, é a busca do melhor estilo de vida.
"Moralidade" é a qualidade do que é moral. É o conjunto de princípios como o bem, a honestidade, etc., numa pessoa, numa família, etc. A moral é a diferencial de intenções, decisões e ações, separando as adequadas das inadequadas. É o que uma pessoa quer dizer quando diz "separar o joio do trigo". 
A honestidade é a qualidade da pessoa que odeia mentir, que nunca pratica uma fraude e nunca engana outras pessoas. Vem de uma palavra do latim: "honos", que significa "honra". Pode ser a característica de uma pessoa ou de uma instituição (família, empresa, etc.). Ser honesto significa dizer sempre a verdade, não omitir, é obedecer a todas as regras da moralidade. As pessoas honestas procuram adotar certos procedimentos para alguns tipos de ações. Esses procedimentos são as bases para suas decisões. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!