quarta-feira, 4 de maio de 2016

Redação Acadêmica - parte II: A Tese

A tese é
apresentada
em aproximadamente 200 páginas.


No artigo anterior está explicado que as finalidades básicas da redação acadêmica são apresentar, demonstrar e difundir o conhecimento. Está explicado também que o texto precisa atender à necessidade da publicidade do processo do conhecimento que o autor adquiriu. Portanto, a redação tem que ser feita como critério de mérito para o objetivo desejado. A tese, por exemplo, às vezes chamada "tese acadêmica", tem uma função semelhante às das provas às quais os estudantes ou participantes de concursos públicos são submetidos: demonstrar o nível de aprendizado. A diferença é de que neste caso o aprendizado é de nível superior e sua apresentação tem como finalidade a obtenção de um doutorado ou título de pós-graduação ou livre docente. Para isto a tese acadêmica geralmente é uma redação de cerca de 200 páginas que passará por processos de avaliação de condições de transmissão de conhecimentos adquiridos pelo autor. 
Isto é necessário porque o que se aprende para exercer uma profissão é a base também para se ensinar a leigos e a futuros profissionais. Para ser a mais completa possível, a tese precisa apresentar minúcias do resultado de uma investigação profunda sobre o tema abordando-o de uma forma tecnicamente bem definida. 
Portanto a tese acadêmica é uma redação dissertativa argumentativa. Ela requer argumentos com informações sobre fatos que justifiquem o desenvolvimento da ideia. Somente assim seu teor pode garantir créditos relacionados a uma pesquisa. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!