sexta-feira, 29 de abril de 2016

Diferenças entre Resenhas, Sumários e Sinopses.

Um resumo.
Fonte: História Digital
O sumário, 
a sinopse e a resenha
são diferentes tipos de resumo.

Muita gente pensa que "resumo", "resenha" e "sinopse" são nomes dados a um mesmo tipo de redação. A resenha e a sinopse são tipos de resumos, mas com algumas diferenças. O resumo é uma exposição sintetizada de um ou vários acontecimentos, de outro texto, de um livro, etc. O resumo é, em termos mais simples, uma redação baseada em outra redação, porém mais objetivo, destacando apenas as informações essenciais do conteúdo original, que pode ser, tal como explicado acima, outro texto, um filme, um livro, etc. 
Um sumário.
Fonte: Prática da Pesquisa
Algumas pessoas dizem que um sumário e um resumo são a mesma coisa. Isto não é verdade. O sumário propriamente dito é um tipo de resumo que contém os principais temas abordados num livro, numa revista, etc. Geralmente, em livros e revistas, o sumério vem sob o título de "Índice" porque indica o número da página onde começa o tema destacado para que o leitor o encontre com mais facilidade. Numa lista de matérias - ou seja, num índice - é a enumeração das principais divisões de um documento, de um livro ou de matérias publicadas numa revista, com seus respectivos títulos, podendo estes vir seguidos ou não de uma pequena apresentação. O exemplo de sumário mostrado na ilustração é um índice sem essas apresentações porque os próprios títulos das seções já demonstram os respectivos temas claramente. Podemos dizer que o sumário é, portanto, um resumo bem simples que se limita ao extremamente essencial destacando os tópicos mais importantes.
Uma sinopse.
Fonte: Canal Educar-Net
O exemplo mostrado na ilustração mostra claramente que a sinopse é um resumo feito para preparar a pessoa interessada em, por exemplo, assistir a um filme ou ler um livro sobre o tema do filme ou do livro. Diferentemente da crítica, na qual o autor da redação expõe sua opinião, a sinopse se limita a destacar os pontos-chaves da obra original sem omitir opinião. Apesar das sinopses mais conhecidas serem referentes a filmes, novelas e livros, são também sinopses o resumo de uma pesquisa científica, um gráfico que apresenta um resumo ou um pequeno texto para os alunos recordarem matérias ensinadas numa aula.
Uma resenha.
Fonte: Ricardo Primata
A resenha é um resumo dissertativo com descrição minuciosa e bem sucinta de um ou mais fatos ou de outro texto. Pode conter uma análise crítica do fato, dos fatos ou da obra (livro, filme, etc.). No jornalismo esportivo, usa-se muito a expressão "resenha esportiva" para se referir a notícias curtas sobre fatos relacionados a esportes. Existe o verbo "resenhar", que significa relatar um fato por partes, minuciosamente, mas também sucintamente. O autor de uma resenha é um resenhista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!