quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Enem 2015: Mudanças nas notas para redação pioram a aprendizagem.

Redação
é uma das principais coisas
que toda pessoa
precisa fazer bem feitas.
Isto é muito importante

para a vida pessoal e profissional. 


Por isto, se o que li nos jornais for verdade, foi uma das piores coisas que poderiam ocorrer no Enem. Segundo essas informações, o critério adotado para notas em redação no Enem 2015 foi este: uma linha escrita já era o suficiente para o aluno obter uma nota diferente de zero. Em outras palavras: uma linha escrita na página de redação foi o suficiente para o aluno cumprir a exigência da nota mínima em redação para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) com o objetivo de obter uma vaga para um curso de nível superior numa universidade pública.
O objetivo de se ensinar um aluno a fazer uma redação é prepará-lo para fazer, quando for necessário na vida, relatórios e um número enorme de tipos de documentos. É fundamental que quem esteja concluindo o ensino médio aprenda essas coisas desde já. Considerar apenas uma linha escrita como algo suficiente para uma nota que não seja zero em redação é como considerar que uma linha escrita já seja uma redação. Isto é o cúmulo do absurdo.
Uma redação é o processo de redigir. O aluno que não aprendeu a redigir é um aluno que não aprendeu a escrever. Não se pode permitir que um aluno que não saiba escrever esteja prestes a ingressar num curso de nível superior. "Redigir" significa "informar através da escrita". Além disto, o critério de mudanças considerando apenas uma linha escrita como algo suficiente para que o aluno não obtenha zero em redação é algo que incentiva muitos alunos a não escrever. O que precisava ocorrer era exatamente o contrário disso: maior rigor nas notas para incentivar o aluno a procurar escrever mais e melhor.   

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