quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

A dissertação ou redação dissertativa



Exponha detalhes,
mas não exagere.

Lembre-se de que "dissertar" significa expor um tema de forma detalhada. Portanto, a dissertação ou redação dissertativa é a exposição por escrito relativa a um determinado tema. Inicialmente vem a introdução, em seguida o desenvolvimento e, finalmente, a conclusão. Na introdução, que tem a função de preparar o leitor sobre o ele lerá, se faz a apresentação do assunto e da ideia principal, mas com o cuidado de não antecipar o desenvolvimento. 
No desenvolvimento, como o nome dado a essa parte da redação já indica, são desenvolvidos os argumentos e/ou as idéias sobre o tema. A conclusão deve ser unida ao desenvolvimento como complementação da ideia. Pode ser apenas um parágrafo, desde que seja o último da redação, e desde que seja claramente exposta e ter uma relação com a idéia inicial. 
Muitas vezes já me perguntaram se uma redação dissertativa por der iniciada com uma pergunta. Você pode iniciar a introdução ou o desenvolvimento com uma pergunta, mas ela deve permanecer implícita em toda a redação. Neste caso, a conclusão terá que apresentar uma resposta à mesma pergunta, definindo claramente a posição do autor em relação ao assunto. 
Se a dissertação for argumentativa, os argumentos contrários devem ser expostos separadamente em relação aos favoráveis à proposta inicial. Podem ser identificados argumentos com uma única razão, com diversas razões, com silogismo e evidências.
As evidências podem ser pessoais, de autoridade e axiomas. 
"Silogismo" é uma dedução que leva o autor a uma terceira proposta resultante de pontos comuns existentes em outras duas. "Axioma" é uma máxima ou sentença que, por si mesma, se comprova como verdade. 
Na argumentação é necessária a clareza no desenvolvimento de raciocínios lógicos, cujo método pode ser indutivo ou dedutivo. É dedutivo quando o autor parte de uma ideia ou de uma informação para chegar a um fato específico. Portanto, o silogismo é uma expressão formal do método dedutivo. O método é indutivo quando o autor parte de uma experiência conhecida e de observações para chegar a uma posição final. 
É preciso evitar o que se chama de "falsos axiomas" - raciocínios viciosos que possam dar ao leitor a impressão de observações equivocadas ou e que o autor desconhece o assunto do qual está tratando. É preciso evitar frases como a que segue abaixo:
Os brasileiros adoram futebol.
É uma informação falsa, pois informa ao leitor que todos os brasileiros gostam de futebol - há brasileiros que não gostam. "Os..." tem sempre o mesmo significado de "todos os...". A frase poderia ser escrita da seguinte forma:
Muitos brasileiros gostam de futebol.

A seguir: "A monografia"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!